REQ 127_2012 CREDN
Requer a realização de audiência pública para debater e melhor identificar as denúncias e os fatos envolvendo ex-soldados especializados da Força Aérea Brasileira – FAB e o Ministério da Aeronáutica quanto aos respectivos processos de admissão e desligamento.
Senhor presidente,
Requeiro a Vossa Excelência, a realização de audiência pública para debater e melhor identificar as denúncias e os fatos envolvendo ex-soldados especializados da Força Aérea Brasileira – FAB e o Ministério da Aeronáutica quanto aos respectivos processos de admissão e desligamento entre os anos de 1994 e 2001, com os seguintes convidados:
- Representante da Associação Nacional dos Ex-Soldados Especialistas, ANESE;
- Representante da Comissão Nacional de Reintegração da Força Aérea, CONARFA;
- Representantes do Ministério da Aeronáutica e do Comando da Aeronáutica;
- Representante do Ministério Público, o senhor procurador Valtan Timbó Furtado, do 7º Ofício Criminal de Brasília;
- Representante do Ministério da Defesa;
- Representante da Advocacia Geral da União – AGU, senhor Luiz Inácio Adans; e
- Representante da Ordem dos Advogados do Brasil – OAB, o conselheiro nacional, senhor Mário Lúcio Quintão.
JUSTIFICAÇÃO
Nas duas últimas semanas encontram-se acampados em frente ao Palácio do Planalto representantes dos movimentos dos ex-soldados especialistas da Aeronáutica desligados da Força Aérea Brasileira entre os anos de 1994 e 2001.
Até agora foram identificados dois movimentos, a Associação Nacional dos Ex-Soldados Especialistas, ANESE e a Comissão Nacional de Reintegração da Força Aérea, CONARFA , que reúnem cerca de oito mil representados que
admitidos em concurso público julgam-se prejudicados pelo posterior desligamento que ocorreu gradativamente entre os anos de 1994 e 2001, sem muitas explicações, segundo estes.
No mês de novembro de 2011 a Revista Isto é divulgou matéria intitulada “A farra da FAB”, que aponta algumas irregularidades relacionadas aos cerca de oito mil militares demitidos nos últimos dez anos que continuam ativos no cadastro interno da FAB e de outros órgãos federais como o Ministério do Trabalho e da Previdência. Trata-se do mesmo grupo de ex-soldados especialistas.
Diante do quadro parece no mínimo adequado a realização desta audiência pública para esclarecimento sobre o que aconteceu de forma a contemplar não apenas os interesses dos ex-militares como também o Comando da Aeronáutica que precisa vir a público esclarecer definitivamente este assunto.
Dessa forma, solicito apoio dos nobres pares na aprovação desse requerimento.
Sala da Comissão, de março de 2012.
Deputado JOSÉ ROCHA
PR/BA
Deputado LINCOLN PORTELA
PR/MG
Nenhum comentário:
Postar um comentário